segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sugestões de aula

Prezados Professores de Ciências,

Segue abaixo Link de sugestões de aula.


http://www.olhoscriticos.com.br/index.php

Um comentário:

  1. Na Sintaxe da Interdependência

    A professora Solange - responsável por este blog, sugere acima, um link interessante. Fui tomada pela curiosidade e andei, lançando lá, meus olhos críticos.

    Ao primeiro clique, uma frase me toma a atenção:
    "O livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos" (Karl Marx).

    Um pouco mais de cliques e encontrei o tema da Interdependência. Lembrei-me então de uma citação de que muito gosto:"O educador deve ter suas ações voltadas para uma educação, ancorada nas experiências de vida do indivíduo em que, modos de vida inspiram maneiras de pensar e os modos de pensar criam maneiras de viver" (Nietzsche)

    Fico com as duas citações pra dizer o que ora penso. Vejo um mundo de seres, animados e “desanimados”, todos, esperando ser possível, encontrar uma unidade na diversidade, movendo-se em delicada sintaxe (relação) de interdependência.

    O livre desenvolvimento de cada um – condição para o desenvolvimento de todos – é preciso ser querido. É preciso ser abraçado. É preciso que o ser humano se pense, para que tenha condições de pensar o outro. A interdependência é um movimento de si para o outro, pelo outro, com o outro, todos juntos, cada um sendo, criando maneiras de viver e meios de sobreviver.

    O problema são os seres “desanimados”...

    Uns vivem ao toque de teclas frias e nada sabem do calor do abraço, do brilho no olhar do outro, ou caras e bocas de quem está ao lado...

    Outros vivem absortos... Não sabem como se dança o samba, nem como é que esta vida anda, nem da carga no “trem das cores”...

    Alguns vivem ensimesmados, sem visão clara da rosa, não contam nada de prosa, “nem estão aí para a glosa...

    Há os que pisam em sementes... Os que alienam as mentes... E os de ações dementes...

    Aqueles, os mais animados, acreditam, que esta delicada sintaxe de interdependência, pode constituir uma unidade de sentido edificante, em que modos de vida inspirem maneiras sóbrias de pensar e os modos de pensar criam maneiras dignas de viver – Crianças e Professores.

    Um porque ama sem saber
    Outro porque ama sabendo.

    Marluce.

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